IFMT abre inscrições para 1.410 vagas em 40 cursos de graduação

Publicado por: Campus São Vicente / 19 de Junho de 2024 às 11:48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) torna público, através do Edital nº 34/2024, a abertura das inscrições para o processo seletivo 2025/1 de 40 cursos de graduação da instituição.

Estão sendo ofertadas 1.410 vagas, distribuídas em 18 unidades da instituição.

Para o Campus São Vicente são 140 vagas, nos cursos Bacharelado em Zootecnia (35), Bacharelado em Agronomia Integral (35), Bacharelado em Agronomia Noturno (35) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (35).

As inscrições deverão ser feitas, entre os dias 18 de junho e 30 de agosto, através de formulário eletrônicos disponível no Sistema SGC, clicando aqui.

Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula; e apresentar as informações exigidas no item 2 e seus subitens deste edital.

A taxa de inscrição é de R$ 80,00. A isenção desta taxa poderá ser requerida até o dia 30 de agosto de 2024 e será concedida a 30% das vagas dos cursos, aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos descritos no item 5.2.

Cotas

Em conformidade com a legislação, o IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio, do 1º ao 3º/4º na rede de ensino (municipal, estadual ou federal).

Saiba mais sobre o sistema de cotas clicando aqui.

Provas
As provas deste processo seletivo estão prevista para o dia 13 de outubro, no período vespertino, e constarão de uma redação e 50 questões objetivas, conforme discriminado no item 6.0 do Edital. A prova de redação será de caráter eliminatório e terá como princípio básico avaliar a capacidade de redigir de forma clara, coesa e coerente.

As provas serão realizadas nas cidades dentre as quais o candidato optar no ato da inscrição.

Resultado
O resultado do vestibular 2025/1 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

No dia 16 de dezembro de 2024 serão divulgadas, pelo Sistema SGC, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no vestibular 2025/1; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Matrículas
As matrículas dos aprovados em 1ª chamada serão realizadas de 13 a 16 de janeiro de 2025, de forma presencial, no Setor de Registro Escolar do Campus para o qual o candidato pleiteou a vaga e foi aprovado.