Inscrições para o Enem 2017 começam na próxima segunda-feira

Publicado por: Campus São Vicente / 5 de Maio de 2017 às 11:19

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2017 começam na próxima segunda-feira (8), às 10h. Os estudantes terão duas semanas para se inscrever no site do Inep. O prazo se encerra às 23h59 de 19 de maio. O valor da inscrição é de R$82.

Devido ao grande número de acessos esperado é possível que o servidor apresente lentidão no início do período de inscrições. Os interessados devem ter em mãos os números do CPF e do documento de identidade (RG). No formulário de inscrição também serão pedidos dados sobre escolaridade, grupo familiar, e informações pessoais, como e-mail e telefone.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Isenção
Estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017 continuarão a ter o direito da isenção da taxa de inscrição, assim como os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada.

A novidade do Enem 2017 é que passam a ser isentos também as pessoas que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que reúne famílias em situação de pobreza e pobreza extrema. Para comprovar o dado, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, o NIS (número de identificação social) – o sistema permitirá a busca automática.

O Inep afirma que poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar as informações prestadas pelos concorrentes. Se for constatado algum dado falso, o participante será eliminado do exame e deverá ressarcir ao governo os custos com a taxa de inscrição. Além disso, o estudante que tiver a solicitação de carência indeferida terá que pagar o valor do boleto para ter a inscrição confirmada.

Novidades:
Em 2017 o exame será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo, 5 e 6 de novembro).

Outras mudanças para o Enem 2017 são:

• A redação será no primeiro domingo, junto com linguagens e ciências humanas. Serão cinco horas e meia de prova. No segundo domingo é a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
  • Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas.
  • Passam a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (que reúne famílias de baixa renda).
  • Não serão divulgados dados do Enem por escola.
  • Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada.
  • Enem não valerá como certificado do ensino médio.
  • Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição.

Com informações do G1