Investimentos extras em infraestrutura e equipamentos somam quase de R$ 3 milhões no IFMT São Vicente, em 2023

Publicado por: Campus São Vicente / 21 de Novembro de 2023 às 10:32

Com quase R$ 3 milhões oriundos de emendas parlamentares, conquistados pela articulação da Reitoria e da Direção do Campus, além de recursos da própria Reitoria, o IFMT São Vicente investiu em equipamentos, mobílias, prestação de serviços (reformas e manutenções) e qualidade de vida no ano de 2023.

Foram adquiridos produtos como carteiras escolares, microscópios, moinho de grãos, luminárias, projetores multimídia, mesas para refeitório, estufas, bebedouros, impressora 3D, balanças, roçadeiras, mesas para auditórios, armários guarda-volumes, estantes, banquetas, longarinas, cinco veículos, entre tantos outros itens.

Estas aquisições e contratações darão suporte às ações de ensino, fortalecendo também a pesquisa e a extensão desenvolvidos na instituição, investidos em sala de aula, laboratórios antigos e novos e espaços de integração.

Além de recursos de emenda parlamentar de bancada, que foram captados pela Reitoria e distribuído aos campi, o IFMT São Vicente recebeu R$ 500 mil através de emenda do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, destinado à reforma do ginásio poliesportivo, e mais R$ 500 mil da deputada federal Rosa Neide, com foco em um projeto de cozinha experimental para a capacitação de mulheres da Agricultura Familiar.

Destinados à Assistência Estudantil foram mais de R$ 250 mil, investidos na criação do espaço dos estudantes semi-internos, no espaço do Grêmio Estudantil e na reforma de um banheiro na república R6, destinas a aulas do curso de zootecnia.

O programa da Assistência Estudantil tem o objetivo de promover igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Para o diretor-geral do campus, Livio Wogel, “estamos fazendo um esforço grande de buscar recursos para modernizar e inovar no nosso campus e, com esses investimentos, nossa escola se torna cada dia mais adequada para fazermos as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão”.

“O orçamento anual de São Vicente é de quase R$ 9,5 milhões, de todas as fontes. Conseguimos, neste ano, quase um terço a mais de orçamento para investimentos. Em tempos de crise, tivemos muitas conquistas. Como sempre afirmo, São Vicente é antigo mas não é velho pois sempre se renova”, completa.

A renovação da frota do campus, com a aquisição de mais uma caminhonete e quatro veículos sedans, além de gerar economia de combustível e manutenção, pretende garantir um transporte de mais qualidade aos servidores entre a sede e os dois centros de referência, primando também pelo conforto e segurança destes usuários.

Algumas obras de infraestrutura foram fundamentais para garantir melhores condições para fazer a formação integral dos estudantes de São Vicente: a reforma geral do ginásio poliesportivo, com a instalação de drenagem; a construção de um galpão de máquinas agrícolas; a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas e as câmeras de monitoramento no Centro de Referência de Campo Verde; e a instalação de um portão para veículos e conserto do telhado no Centro de Referência de Jaciara.

O recurso de R$ 28 mil, destinado às ações do Núcleo de Qualidade de Vida do campus, foram investidos poltronas, televisão e reuniões de capacitação e convivência, distribuídos entre as três unidades da instituição, para promover mais conforto aos servidores em seus momentos de descanso e trabalho, como também melhor interação.

O investimento contínuo em infraestrutura e equipamentos educacionais é crucial para proporcionar um ambiente de aprendizado eficaz, preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado e contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

“Estamos satisfeitos e felizes porque, depois de vários anos, o IFMT consegue retomar um volume de investimentos. Isso acontece graças à grande articulação vindo de projetos e emendas e junto ao próprio Ministério da Educação. E São Vicente tem sido uma de nossas prioridades por conta de toda a infraestrutura que o campus possui, precisando de atenção, além dos dois Centros de Referência”, explica o reitor do IFMT, Júlio Cesar dos Santos.

O diretor-geral destaca ter muito a agradecer a todos os que investem no Campus São Vicente.

“Desde os estudantes que investem aqui suas expectativas de futuro e de formação profissional e humana, os servidores que investem seu trabalho e conhecimento, com destaque ao professor Fábio, que tem liderado as questões relativas a obras de infraestrutura, a equipe do DAP, muito eficiente nas licitações e execução orçamentária, o nosso reitor, que investiu orçamento para a modernização do Campus, os parlamentares que destinam recursos orçamentários, as prefeituras de Campo Verde e de Jaciara, que nos dão suporte e todos que acreditam nessa instituição tradicional de Mato Grosso”.

Por fim, o reitor reforça que “nosso objetivo nos próximos anos é continuar investindo em São Vicente para que no máximo em três ou quatro anos, tenhamos um campus novo, reformado, em condições de prestar serviço cada vez com mais qualidade”.

Investimentos externos

Neste ano, o campus também recebeu investimentos externos, fruto de parcerias e participação em editais como: a construção da nova guarita e a instalação de asfalto nas ruas internas do campus, junto ao DNIT; a troca de lâmpadas, ar-condicionados antigos, motores e uma nova usina fotovoltaica, no edital de eficiência energética da Energisa; os editais de pesquisa aplicada junto a Fapemat entre outros.

Esses investimentos externos também superam R$ 3 milhões de reais.