Um livreto de poesias foi organizado com poemas criados durante uma das oficinas do V Circuito de Arte e Cultura, evento realizado no IFMT São Vicente no mês de setembro.
O tema do evento foi o protagonismo juvenil e o objetivo da oficina de poesia era inspirar os alunos a pensarem na sua própria juventude e escrever suas percepções relacionadas ao contexto pessoal, escolar e laboral.
A oficina foi organizada em momentos de leitura de poemas de forma fixa e de versos livres, discussão sobre poesia e música, e oficina criativa, para composição de poesia em grupo e individual.
“Os sonetos parnasianos do brasileiro Olavo Bilac e poemas de verso livre contemporâneos de Rupi Kaur e de Luciene Carvalho serviram para tratar de temas relacionados à juventude, como violência contra mulher e direitos humanos, relações sociais e políticas, contexto escolar e laboral”, descreve a professora Marianna da Silva Rogerio Mussatto, responsável pela oficina e organizadora do livreto.
Juntos, os alunos escreveram o poema j.o.v.e.m ? Durante a oficina, os estudantes submeteram seus poemas em um formulário online que foi organizado e diagramado, impresso e distribuído no evento. Os estudantes que desejaram, puderam apresentar seus poemas no palco do auditório.
Além do conteúdo produzido durante a oficina, também compõem o livreto poemas trazidos pelos 15 estudantes do campus São Vicente e do Centro de Referência de Jaciara (CRJac).
A tiragem do livreto foi de 100 impressões e o técnico-administrativo Washington Luiz Pimentel Alves e a monitora de Língua Portuguesa e Literatura do CRJac Júlia Ribamar Florentino auxiliaram na impressão e distribuição do material.