Está sendo realizada nesta terça-feira (05 de junho) a aplicação das provas da 1ª fase da 14º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. No IFMT Câmpus São Vicente estão participando 355 alunos, dos 1º, 2º e 3º anos do curso Técnico em Agropecuária, e 70 alunos dos 1º e 2º anos do curso Técnico em Meio Ambiente.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
O público-alvo da OBMEP são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. A olimpíada será realizada em duas etapas, a primeira consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Na segunda, ocorre a aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas para a Segunda Fase, segundo os critérios de classificação descritos no regulamento.
A segunda fase está prevista para ser realizada no dia 15 de setembro. Os alunos premiados recebem medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de Menção Honrosa, a divulgação dos nomes acontece em 21 de novembro.
A OBMEP
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais, estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Em 2017, mais de 18 milhões de alunos, de mais de 53 mil escolas, participaram da olimpíada.