Durante a abertura do evento “Falas de Teresa” o compromisso e o alcance do trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no atendimento à qualificação profissional de mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social em Mato Grosso marcaram as falas dos integrantes da Mesa de Autoridades.
Para a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves as ações do IFMT, a exemplo do projeto Teresa de Benguela, promovem a inclusão e o empoderamento feminino ao possibilitar às mulheres deixar para trás condições de miserabilidade e violência e ter a chance de construir suas vidas e ocupar diferentes espaços na sociedade.
Em seu discurso, a Ministra falou sobre o grande desafio do governo para superar as desigualdades sociais existentes no Brasil, que estão relacionadas às questões de raça e gênero, e reconheceu que o IFMT através do Teresa de Benguela vem promovendo a formação e a qualificação profissional feminina.
“Com esse projeto o IFMT tem mostrado que é possível contribuir para que essas mulheres tenham condições de fato de serem microempreendedoras, terem seu próprio negócio, e a partir de algo que é muito importante, a educação, construam sua vida e alcancem cidadania e dignidade. Esse projeto pode ser uma referência para ações futuras do Ministério em parceria com prefeituras e governos”, afirmou.
Novos programas
O reitor Julio César dos Santos destacou a parceria estabelecida com o Ministério das Mulheres e todo o apoio recebido das Bancadas Federais da Câmara e do Senado no aporte de recursos para a execução do programa Teresa de Benguela e a sua ampliação em 2024.
“Este é um momento de consolidação e reconhecimento de um programa que há vários anos vem promovendo a transformação na vida de muitas mulheres de Mato Grosso. Esperamos continuar contando com esse apoio não apenas para o Teresa mas também para o Dom Pedro Casaldáliga e outros programas que estão sendo planejados para 2024, como o Maria Taquara de combate ao racismo”, detalhou o reitor.
Entrega simbólica de barco
Depois de assisitir a um vídeo institucional do IFMT, a Ministra Cida Gonçalves realizou a entrega simbólica para a indígena Domingas Rikbaktsa de um barco que vai ser usado nos projetos desenvolvidos pelo campus Juína do IFMT com aquela comunidade indígena.
Compuseram a Mesa de Autoridades, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento, Rosa Neide, o senador Wellington Fagundes, a deputada federal Gisela Simona, o deputado estadual Valdir Barranco, além do pró-reitor de Extensão, Frankes Siqueira, da coordenadora do Projeto Teresa de Benguela, Laura Ayoma, do diretor do campus Bela Vista, Jairo Aquino e da representante da Mesa de Debate “Falas de Teresa”, Vanda Copacabana Vilas Boas, Doutora Honoris Causa pelo IFMT.
Prestigiaram o evento a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, da Universidade Federal de Rondonópolis, prefeitos, gestores, alunos e servidores do IFMT.
Texto: Orismeire Zanelato - Reitoria IFMT
Fotos: Moisés de Jesus - Reitoria IFMT e
Assessoria Ministério das Mulheres