Na última semana de novembro, uma ação conjunta promoveu o plantio de 2 mil mudas de espécies nativas em margens desmatadas do Rio São Lourenço, em Jaciara/MT. A ação, que foi realizado na Estância Nossa Senhora de Fátima, contou com a parceria do projeto de extensão Laboratório Vivo, dos bolsistas do PIBID Ciências, de acadêmicos voluntários do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (IFMT Câmpus São Vicente – Núcleo Avançado de Jaciara - NAJAC), da coordenação do projeto Mata Viva e de alunos da E. E. Antônio Ferreira Sobrinho, assim como do suporte logístico da Prefeitura Municipal de Jaciara.
Dentre as ações do projeto destaca-se o levantamento florístico de quase 1 hectare de mata ciliar do Rio São Lourenço, a coleta de sementes nativas para a produção de mudas, a transposição de plântulas da mata ciliar para o local desmatado, e a identificação do grupo ecológico de cada espécie (pioneiras, secundárias e clímax). O método utilizado para o reflorestamento foi o de linhas alternadas entre espécies pioneiras e secundárias/clímax.
A profª. Drª. Isabela C. Lucena, coordenadora do projeto, salienta que a importância do evento, além da integração do Núcleo Avançado de Jaciara com a E. E. Antônio Ferreira Sobrinho e a comunidade do município, foi o uso de conhecimento científico para resolução de problemas ambientais, conforme Projeto de Extensão “Viveiro Escolar: Laboratório Vivo para o Estudo da Ecologia da Restauração” (Edital 055/2015 PROEX/IFMT).
A ação também faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Ciências/CAPES - Edital Nº 061/2013 - processo Nº 128.570) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCENCIA/CAPES - Edital 019/2013 - processo Nº 113.657)