início do conteúdo

Orgulho de São Vicente: Ex-alunos se destacam e são aprovados em programas de Mestrado

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Junho de 2020 às 14:23

O ensino ofertado no IFMT São Vicente produz cada vez mais frutos, enchendo de orgulho sua comunidade acadêmica. Em 77 anos de história, a maior escola agrícola do Brasil, já formou milhares de profissionais em cursos técnicos, tecnológicos, bacharelado e licenciatura, atuantes na economia, política e ciência de todo o Estado e do Brasil.

É gratificante presenciar jovens, que chegaram em São Vicente para cursar o Técnico em Agropecuária, concluírem também o superior e já saírem direto para pós-graduações, galgando ainda mais altos níveis de qualificação profissional.

Com frequência temos exemplos assim. Os recentes representantes deste grupo são três egressos do curso Bacharelado em Zootecnia, aprovados em programas de mestrado.

Osvaldo Junior Cavalcante Silva e Fernanda Gonçalves de Souza começaram a estudar em São Vicente no curso técnico, no ano de 2012. Já Miller Teodoro ingressou na escola para o curso superior, em 2014.

Miller foi aprovado em 1º lugar no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia na área de Genética e Melhoramento Animal da UNESP/Jaboticabal. Ele é de Mauá-SP e veio para Mato Grosso para estudar em São Vicente, concluindo os estudos em 2019.

Sobre estudar aqui, ele declara que “contribuiu para que eu conseguisse ir para a pós-graduação, principalmente por questões de network e aproximações com docentes. São Vicente, além de te ensinar sobre sua futura profissão, te ensina sobre a vida, principalmente, em como se tornar independente e correr atrás dos seus sonhos”.

“Atuei como zootecnista, em uma fazenda em Mato Grosso, por um curto período após minha graduação. Tenho em mim que após o mestrado, continuarei na área acadêmica, com o próximo passo sendo o doutorado”, destaca Miller.

Já Osvaldo e Fernanda concluíram a graduação agora em 2020. Para ele, que agora mora em Cuiabá, “com certeza estudar em São Vicente foi um diferencial e contribuiu para que eu pudesse alcançar essa conquista”.

Os dois foram aprovados no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFMT Câmpus Sinop.

“O diferencial de sermos uma escola-fazenda e termos acesso aos setores contribuiu muito para a prática profissional, facilitando o processo de aprendizagem. As possibilidades que são ofertadas dentro da instituição fazem toda a diferença. Os programas de assistência e a moradia causam grande impacto na vida dos estudantes. O acesso a bolsas de pesquisa e/ou extensão também contribuem para a formação dos estudantes trabalhando o desenvolvimento pessoal e aperfeiçoando a atuação profissional”, relata Osvaldo.

Ele afirma que ainda não está trabalhando pois tem dedicação exclusiva ao mestrado. Sobre seu futuro, esclarece que “após a conclusão do mestrado creio que pretendo ir para o mercado de trabalho, gosto da docência, e é uma experiência que eu quero buscar”.

Saindo de Nova Brasilândia/MT para estudar, Fernanda hoje faz Pós-Graduação em Ciência Animal pela UFMT. Refletindo sobre sua trajetória, ela relata: “Vejo que a minha melhor escolha foi lá em 2012, aos 16 anos, quando sai de casa para estudar em São Vicente e fazer o curso Técnico em Agropecuária. Venho de uma cidade muito pequena onde as oportunidades são muito escassas. Estudar aqui influenciou positivamente minha escolha em decidir fazer a graduação em Zootecnia”.

“Escolher fazer Zootecnia em SVC ao invés de ir para uma universidade federal foi, sem dúvidas, a melhor escolha. A qualidade do ensino, a dedicação e o contato mais próximo com professores me ajudou muito no decorrer no curso, sem dizer a infraestrutura que o câmpus conta, que nos possibilita muita vivência na sua própria área”, explica Fernanda.

Todos estes ex-alunos enalteceram a excelência do corpo docente, composto em sua maioria por doutores e mestres. Também foi lembrado que ainda existe muito por fazer e ajustar na questão da estrutura e metodologia da escola, porém “são eficientes e concluem seu objetivo muito bem”, resume Miller.

“Hoje posso dizer isso por experiência própria ‘como sinto falta de São Vicente’. É uma família que te prepara para a vida. São Vicente te abre um mundo vasto de caminhos e oportunidades que te levam a um futuro promissor. Só tenho a agradecer a família São Vicente por me acolher neste oito anos ao que estive na escola. Agradeço, ainda, a todos os técnicos administrativos, docentes e terceirizados que, por muitos anos, foram: amigos, colegas e família”, conclui Fernanda.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT