Pacientes do CAPS Campo Verde passam o dia em atividades no IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Maio de 2016 às 14:01

Na última quarta-feira (11 de maio), 44 pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Campo Verde/MT visitaram o IFMT Câmpus São Vicente.

Acompanhados da diretora do CAPS, Aliciane Andrade, do psicólogo Orivaldo Sales Filho e outros servidores, os pacientes conheceram as dependências da instituição, interagiram com alunos, tiveram contatos com animais e visitaram a área de agricultura.

No período da manhã eles tiveram atividades no laticínio, acompanhando a produção de iogurte e saboreando alguns produtos lácteos produzidos no local. No auditório, profissionais do câmpus conversaram com os pacientes, que fizeram diversas perguntas a respeito da instituição, sobre o ingresso de estudantes, sobre a vivência na escola. Participaram a psicóloga Daniela Carraro Marcelino, a enfermeira Emanuelle Righetto Correa e o chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico, Fábio Henrique Silva.

Outro momento de intensa integração foi durante o almoço, quando os pacientes do CAPS almoçaram no refeitório do câmpus, junto com os estudantes.

Para o psicólogo Orivaldo Sales, a visita à escola foi muito importante “porque é um momento que os pacientes têm para tomar contato com uma outra realidade, para interagir, para ter esta integração social. O IFMT possibilitou este contato com uma nova realidade”.

Citando a luta antimanicomial e o fortalecimento do tratamento aberto, ele afirma que as atividades externas do CAPS Campo Verde são realizadas com frequência, “Sempre é importante sair do ambiente urbano, o que ajuda a reduzir um pouquinho o stress e desacelerar o psiquismo do paciente, que está acostumado com uma atividade tensa, dentro da cidade”, explicou.

Durante a tarde, a visita continuou no setor de produção, onde eles conheceram instalações como a do manuseio do gado leiteiro, a suinocultura e a criação de coelhos. Mais uma pausa para o lanche, no setor de laticínios, e eles fizeram sua última parada, no setor de agricultura, observando diversos experimentos, entre eles os realizados com girassóis, que mais chamaram a atenção.

De acordo com Orivaldo, muito pacientes, ao final das atividades, saíram estimulados a voltarem a estudar, a retomarem suas atividades fazendo cursos, ou incentivando seus netos, seus filhos a estudarem também.

“Os pacientes estão saindo com uma carga nova de energia, com mais motivação e isto é muito importante para o trabalho que é desenvolvido no CAPS, que é melhorar a qualidade de vida e a saúde mensal do paciente”, afirmou.

Destacando a recepção acolhedora por parte dos profissionais do IFMT São Vicente, o psicólogo explicou que “facilitou a integração com os pacientes que sofrem com depressão, com esquizofrenia, com ansiedade, ser tão bem recebido em um ambiente como este estimula eles a continuarem lutando pela vida”.