Os servidores do IFMT Câmpus São Vicente conseguiram aprovar 16 projetos nos editais lançados em 2021 pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPES), alcançando as áreas do conhecimento de: História (Ciências Humanas), Educação (Ciências Humanas), Zootecnia (Ciências Agrárias), Química (Ciências Exatas e Da Terra), Microbiologia (Ciências Biológicas), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciências Agrárias) e Agronomia (Ciências Agrárias).
Os coordenadores com projetos aprovados receberão uma taxa de bancada que varia entre R$ 1mil e R$ 3 mil, de acordo com a modalidade disponibilizada no edital sendo este valor custeado pelo câmpus São Vicente.
Ressalta-se que cada projeto disponibilizará ao menos uma bolsa de iniciação científica aos estudantes de ensino médio ou superior do câmpus por 12 meses e estas serão financiadas pelo CNPq ou pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Além disso, o Edital nº 50/2021 contemplará os pesquisadores com projetos aprovados com uma bolsa pesquisador.
O chefe do Departamento de Pesquisa do Câmpus São Vicente, professor Victor Arlindo Taveira de Matos, ressaltou a importância do desenvolvimento desses projetos. “Os projetos de pesquisa são uma porta de entrada para os estudantes de iniciação científica aprenderem a compreender a necessidade de cumprir e respeitar prazos, algo fundamental no mercado de trabalho atualmente”, explica.
“Temos casos de estudantes dos cursos superiores de Zootecnia e Agronomia, por exemplo, que hoje participam de programas de Pós-Graduação nos níveis de mestrado e doutorado que iniciaram suas carreiras na pesquisa ao participarem dos projetos desenvolvidos no câmpus. Parabenizo todos os servidores que submeteram seus projetos aos editais e desejo sucesso no desenvolvimento das atividades de pesquisa”, destaca Victor Arlindo.
Para o Diretor-Geral do Câmpus, professor Lívio dos Santos Wogel, “a pesquisa é uma das nossas atividades principais e educação científica é um dos pilares da formação profissional dos nossos estudantes, pois somos um instituto de educação, ciência e tecnologia”.
“Ver o volume e a diversidade de projetos que nossa comunidade está propondo é engrandecedor, pois vemos que nossa comunidade está empenhada em querer promover o progresso do conhecimento, mesmo com todos os limites impostos pela pandemia e a diminuição de recursos para a educação profissional. Nossos profissionais são guerreiros em favor da ciência e da educação profissional”, comemora Livio.
Abaixo segue relação dos projetos aprovados por edital.
Edital nº 48/2021 Pesquisa Aplicada PIBIC – Ensino Médio:
- Me. Marco Tulio Melo Morais: “Câmpus São Vicente: experiências e memórias de sujeitos históricos envolvidos na transição do CEFET-MT para IFMT”.
- Ma. Gislene Cardoso de Souza: “Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias utilizadas no Curso Técnico em Agropecuária do IFMT Câmpus São Vicente por professores da formação profissional”.
- Dr. Saullo Diogo de Assis: “Lecitina de Soja na Dieta de Poedeiras”
- Ma. Roberta Martin Gomes da Silva Borges: “Adubação de manutenção de capim (Uruchloa brizantha cv. Xarés) com diferentes fontes de fertilizantes fosfatados”.
- Ma. Silvia Jacinta Ritter Pimenta: “Impacto da pandemia Covid-19 no aproveitamento escolar dos estudantes concluintes do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio no IFMT Câmpus São Vicente”.
- Dra. Edione Teixeira de Carvalho: “A Pesquisa como via metodológica de ensino e aprendizagem na modalidade RED – fragilidades e fortalezas na perspectiva dos docentes e discentes do Câmpus São Vicente”.
Edital nº 50/2021 Projetos de Pesquisa Aplicada Livre Concorrência:
- Dr. Saullo Diogo de Assis: “Enzimas exógenas em dietas com DDG´S para suínos avaliação de desempenho zootécnico”.
- Dr. Charles de Araújo: “Desempenho de genótipos de feijão dos grupos carioca e preto nas condições de Campo Verde-MT”.
Edital nº 51/2021 Projeto de Pesquisa Aplicada - Cota Câmpus
- Dra. Edione Teixeira de Carvalho: “Aplicando elementos de gamificação na ferramenta Moodle como estratégia metodológica no período de aulas remotas”.
- Dr. Victor Arlindo Taveira de Matos: “Desempenho de genótipos de girassol cultivados em segunda safra em Campo Verde – MT”.
- Dr. Charles de Araújo: “Avaliação de cultivares de feijoeiro-comum do grupo carioca em Campo Verde-MT”.
- Dr. Alexandre Caetano Perozini: “A inovação tecnológica como uma estratégia para o plantio de amendoim., com diferentes genótipos e arranjos espaciais no Mato Grosso-MT”.
- Ma. Marleide Guimarães de Oliveira Araújo: “Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica dos méis de abelhas Apis melliferas produzidos e comercializados na região de Campo Verde-MT”.
- Ma. Roberta Martin Gomes da Silva Borges: “Influência do conforto térmico em diferentes ambiências no comportamento e eficiência alimentar de novilhos da raça nelore em confinamentos”.
Edital nº 52/2021: Projetos de Inovação Tecnológica
- Dr. Rodrigo Pereira: “Aplicação da nanotecnologia na produção de sensores eletroquímicos para uso na agricultura”.
- Dr. Jorge Luiz da Silva: “Shelf-life e pesquisa de Salmonella spp. em amostras de leite oriundas da agroindústria Familiar”.