PID: terceira edição mais que duplica número de estudantes contemplados

Publicado por: Reitoria / 28 de Agosto de 2024 às 17:32

Em sua terceira edição, finalizada em julho deste ano, o Programa de Incentivo à Docência do Instituto Federal de Mato Grosso (PID/IFMT) possibilitou o atendimento a 72 estudantes bolsistas por meio de um aporte institucional de R$ 868 mil. Quando da sua criação, em 20218, o PID deu seus primeiros passos contando com 32 estudantes bolsistas e seis docentes atuando como coordenadores de área e supervisores. Naquela ocasião, o investimento aproximado foi de R$350 mil contrastando com o crescimento atual de 148% nos recursos aplicados.

A terceira edição do PID contemplou os campi não atendidos pelas bolsas do PIBID. Assim, foram beneficiados o curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Cuiabá, Octayde Jorge da Silva, o curso de Licenciatura em Matemática do campus Campo Novo do Parecis, as Licenciaturas em Biologia, Ciências da Natureza com Habilitação em Química e Matemática do campus Confresa e o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia do Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara.

Jefferson Luna da Silva, estudante do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do campus Confresa conta que a participação no programa trouxe aprendizados significativos para a sua carreira acadêmica.

“Através do PID consigo ver a docência como ponto de partida na minha carreira na educação. Com o programa aprendi sobre leis de grande importância para a educação, como a LDB, aprendi a criar materiais didáticos para utilizar em sala de aula e a fazer planos de aula, me capacitando para as vivências em sala. Sem contar na bolsa, que ajuda muito em questões acadêmicas e particulares na vida de um estudante,” relatou.

Nesta edição, o valor planejado e executado foi o maior já investido no programa, um volume 56,55% superior aos R$ 556 mil aplicados no atendimento a 48 bolsistas no período de 2020 a 2022.

A pró-reitora de Ensino Luciana Klamt, considera o PID e o aumento dos recursos investidos uma conquista do IFMT, como uma instituição que valoriza a formação docente em seus estudantes dos cursos de licenciatura.

“A inserção do licenciando no ambiente escolar o prepara para o exercício da docência, fazendo com que ele conheça a realidade escolar, se aprofunde no processo de ensino aprendizagem e relacione a teoria com a prática. Isso faz a preparação docente do nosso estudante ter a qualidade que a educação precisa e merece”.

Para a diretora de Graduação, Ana Tasinaffo, além de inserir o licenciando, futuro professor, nas escolas de educação básica e ampliar a qualidade da formação inicial docente, o programa também potencializa a aprendizagem dos saberes necessários ao exercício da profissão e contribui para a permanência e o sucesso dos estudantes.

Na avaliação do coordenador Institucional, Thiago Lopes, o PID se consolida como uma iniciativa de grande relevância para a formação de professores, especialmente no contexto do interior do estado, sendo fruto de um olhar diferenciado da gestão para as licenciaturas ofertadas pela instituição.

“Ao ampliar o acesso à formação docente de qualidade, estimular a formação inicial de professores no interior, valorizar a cultura e o contexto local e fortalecer a identidade e o pertencimento, o PID contribui para a construção de uma educação mais justa, inclusiva e transformadora no estado. Os incentivos aos cursos de licenciaturas e apoios como este programa para a manutenção dos licenciandos, evidenciam o compromisso com a formação docente, principalmente no interior”.

Histórico

Inspirado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2018, o IFMT lançou-se em mais um desafio: criar o seu próprio Programa de Formação de Professores, inédito nas instituições de ensino superior. Fomentado com recursos próprios, o Programa de Incentivo à Docência (PID) destinado aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT, auxilia na formação de professores, inserindo os estudantes no contexto escolar e nas atividades da docência.