Um total de 540 galinhas foram doadas ao IFMT São Vicente pela Granja Campo Verde, para um projeto de produção de ovos. As aves chegaram no início de janeiro e foram alojadas no aviário do câmpus.
De acordo com o professor Ademir José Conte, desde final de fevereiro elas começaram a botar ovos, que são destinados ao consumo interno da escola. A expectativa de produção diária, que era de aproximadamente 450 unidades, já foi superada, chegando a mais de 515 ovos por dia.
A reativação da avicultura de postura é uma ação integrada entre o Departamento de Ensino, Departamento de Produção e Departamento de Serviços e Apoio. Toda esta cadeia produtiva (manejo dos animais, do ambiente e da coleta dos ovos) é usada para aulas práticas da disciplina de avicultura do curso Bacharelado em Zootecnia.
Conforme o professor, todo o manejo e cuidado com os animais serão feitos pelos alunos da escola, alguns do curso Bacharelado em Zootecnia e outros estagiários do ensino médio colocando em prática o lema “Aprender fazer, fazendo”.
“Elas ficam botando por mais uns 15 a 18 meses. Ou seja, teremos ovos até o meio do ano que vem, porém diminuindo um pouco esta produção. Estamos produzindo em torno de 9 a 10 caixas (com 30 dúzias) de ovos por semana. Como a demanda do refeitório é de duas caixas por semana, estamos produzindo bem mais do que a nossa necessidade, e este excedente é destinado a venda”, explica o professor.
Após o término da fase de postura, em torno de junho de 2020, estas galinhas serão vendidas e outro lote será adquirido pelo câmpus para a continuidade do projeto.
Fórum
Este projeto foi um dos encaminhamentos tomados em São Vicente a partir do Fórum de Educação Agrícola do IFMT, onde o professor Dr. Carlos Henrique Rodrigues Reinato, diretor-geral do IFSul de Minas câmpus Machado, proferiu a palestra “As cooperativas de estudantes e os projetos de ensino”.
A primeira edição este fórum aconteceu em outubro de 2018, na Serra de São Vicente. A próxima edição do evento, que reúne as lideranças dos câmpus agrícolas da instituição tem previsão para ser realizada ainda em 2019.