Projeto do Campus São Vicente sobre cafeicultura é aprovado em programa de pesquisa da Fapemat

Publicado por: Campus São Vicente / 1 de Novembro de 2023 às 09:13

Projeto do IFMT São Vicente consegue aprovação no Programa de Pesquisa Aplicada em Políticas Públicas – Agricultura Familiar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e receberá um apoio no valor de R$ 161.472,00.

O objetivo do edital (Fapemat n° 012/2023) era acolher e apoiar projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso nas áreas da Cafeicultura, Mandiocultura, Bananicultura e Forragicultura.

Este projeto idealizado pelos professores doutores Fernando João Bispo Brandão e Victor Arlindo Taveira de Matos foi submetido na linha de Cafeicultura e é intitulado “Análise da qualidade de café arábica e canéfora desenvolvidos em Mato Grosso”, tendo como objetivo realizar análises físico-químicas de clones de café produzidos no estado para determinação dos melhores materiais de acordo com a qualidade de bebida.

Iniciando em novembro de 2023, o projeto terá duração de dois anos e finalizará em novembro de 2025. Há a previsão do estabelecimento de uma Bolsa de Iniciação Científica para um estudante de um dos cursos superiores ofertados no IFMT Campus São Vicente.

O professor Fernando Bispo destaca que o desenvolvimento da cafeicultura no estado de Mato Grosso tem potencial de se tornar uma grande propulsora de renda para pequenos agricultores familiares, haja vista que é possível obter faturamento com a cultura, mesmo em pequenas porções de terra. “É necessário, contudo, criar um ambiente de desenvolvimento para a cultura no estado, com a promoção de eventos, treinamentos e pesquisas para o setor”, salienta.

O professor Victor Arlindo, que além de pesquisador está na Chefia do Departamento de Pesquisa do Campus, destaca que em um momento de restrição orçamentária como este, a captação de recursos via editais de fomento externos é uma forma de conseguir melhorar a estrutura e setores e que provavelmente com esses recursos poderão montar em setor de Cafeicultura no campus. Além disso, é importante apresentar aos agricultores familiares novas possibilidades de cultivos como a cafeicultura.