Das três vagas para Técnico em Agropecuária abertas no concurso público da Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT, as duas primeiras foram conquistadas por profissionais formados no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio do IFMT São Vicente.
O primeiro colocado, Jean Rodrigo Jacob da Silva (29 pontos), se formou na instituição no ano de 2015. Já o segundo, o técnico Sérgio Lúcio Nunes da Silva (28 pontos), teve sua cerimônia de formatura realizada no dia 16 de março de 2018, uma semana antes da divulgação do resultado final do concurso. Os também ex-alunos Diego Andrade e Henrique Gomes Bonfim ficaram classificados respectivamente em 4º e 5º lugares para o mesmo cargo.
De acordo com o professor Fábio Henrique Oliveira Silva, os aprovados no concurso foram alunos exemplares tanto em sala de aula, quanto na convivência estudantil. “Exemplos de dedicação, estudo e persistência, que devem ser seguidos pelos estudantes que também almejam um futuro brilhante e promissor”, afirma.
Para o Diretor-Geral do IFMT São Vicente, a vitória destes ex-alunos, assim como de tantos outros, demonstra a qualidade da formação profissional na área agrícola de Mato Grosso exercido no Câmpus São Vicente. “Esses alunos somam-se a milhares de técnicos em agropecuária ,espalhados pelo estado e pelo Brasil, formados noa 40 anos de história deste curso”.
Meses após se formar no IFMT, Jean Rodrigo conseguiu ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, onde cursa Engenharia Florestal. Vindo de Rosário Oeste/MT para estudar em São Vicente, Jean afirma que resolveu cursar o ensino médio técnico na escola por indicação de alguns amigos que já estudavam na instituição, “além do ensino de qualidade, que é muito bem falado”.
Ele ainda destaca que o estudo no IFMT e seus professores “foram de grande importância, tanto para ingresso na faculdade como para o concurso. A maioria do meu conhecimento para aprovação no vestibular e no concurso público foi adquirido com o ensino no curso técnico da instituição”.
Sérgio Lúcio, por ser filho de uma servidora da instituição, sempre morou perto do IFMT São Vicente e agora teve que mudar para Cuiabá e passa por intensas e positivas mudanças. Além da aprovação no concurso público, nesta semana ele começou a cursar Engenharia de Computação na UFMT, onde foi aprovado através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu como primeiro colocado na cota para estudantes oriundos de escola pública.
Durante a sua formatura, Sérgio também foi premiado com o certificado de Mérito Estudantil, por obter média final superior a 8,5. “A motivação e incentivo dado por cada um dos professores, a confiança transmitida, as oportunidades concedidas, foram de suma importância em todo esse processo. Sou apenas um resultado de todo o investimento feito dentro de casa, com o apoio e incentivo ofertado. Apesar de ter suas falhas, o Campus São Vicente com certeza amplia os horizontes dos que passam por ali, não me arrependo de ter estudado lá. Tenho muito a agradecer”, lembrou.
“Apesar de não poder assumir o concurso por conta de choque de horários com a minha graduação, que é integral, passar foi motivo de muita alegria, que mostra os resultados obtidos até agora”, completa Sérgio.
75 anos
Neste ano o IFMT São Vicente completa 75 anos de história. Sendo a maior escola agrícola do Brasil.
Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente