Entre 7 e 11 de maio (terça a sábado), 36 filmes realizados em Mato Grosso circulam em diferentes cidades e espaços culturais do Estado através da Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense, realizada pela Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).
A programação e a classificação indicativa dos filmes estão disponíveis nas redes sociais do Cineclube Coxiponés da UFMT (facebook.com/coxipones) e de outros membros da REC-MT.
Serão exibidos ao menos 36 filmes mato-grossenses em 25 sessões organizadas em oito cidades de Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Barra do Garças, Pontes e Lacerda e Sinop), além de uma exibição na Serra de São Vicente. Durante a Semana também haverá um lançamento online do último episódio da websérie “D’LÁ”, no canal do YouTube do Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso (CAGAY-MT).
No IFMT São Vicente os filmes serão exibidos no dia 09 de maio, a partir das 19h, no Auditório Jonas Pinheiro, tendo como coordenador: Fernando Augusto Alves da Silva.
Os curtas a serem exibidos são: 3 tipos de medo (Bruno Bini, 2016, 20’), Teodora quer dançar (Samantha Col Debella, 2017, 22’), Filhos da lua na terra do sol (Danielle Bertolini, 2016, 16’), e Palavras (João Manteufel, 2018, 26’). A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
REC-MT
A REC-MT foi constituída na última Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL 2018, realizada pelo Cineclube Coxiponés/UFMT), e congrega ativistas e instituições culturais de diferentes localidades de Mato Grosso que investem em atividades de difusão, debate/reflexão, pesquisa e realização audiovisual. As ações da Rede são independentes e sem vinculações com patrocínios, editais ou outros mecanismos de fomento.
“Na reunião que resultou na criação da REC-MT, na MAUAL 2018, a maioria dos presentes explicitou o desejo em ter acesso e fazer circular filmes realizados em Mato Grosso. Então o Cineclube Coxiponés propôs, como primeira ação de integração dos membros da Rede, a Semana de Audiovisual Mato-Grossense. Agora a ideia é que ao longo do ano outras ações sejam propostas e realizadas de forma integrada por outros membros da REC-MT”, ressalta Diego Baraldi, supervisor do Cineclube Coxiponés da UFMT.