Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (08 de julho), no IFMT São Vicente o treinamento da equipe do Departamento de Serviços e Apoio (DSA) em vista da entrega da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do câmpus.
A estação estava com o funcionamento inativado por aproximadamente 16 anos e, nesta data, foi entregue preliminarmente para a escola. Agora, todo o processo é automatizado, desde a captação até a distribuição.
O objetivo da reforma e readequação da ETA é oferecer água tratada para a instituição, além de modernizar a distribuição para toda a comunidade, que inclui alunos, servidores efetivos e servidores terceirizados. Funcionando em sua máxima capacidade podem ser tratados 18 mil litros/horas de água.
O valor investido na reforma e readequação da estação de tratamento foi em torno de R$ 300 mil, conseguido por meio da emenda parlamentar indicada pelo então senador Cidinho, ex-aluno de São Vicente.
De acordo com o professor Fábio Henrique Silva, “A ETA se constitui em importante ferramenta para efetivar a inclusão social e a universalização da água potável. Ela foi desenvolvida para atender ao então vigente Padrão de Potabilidade da Portaria 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde e a Portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011”.