São Vicente recebe Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável Cerrado

Publicado por: Campus São Vicente / 7 de Dezembro de 2023 às 17:51

Alunos dos ensinos fundamental e médio, da Escola Estadual Gustavo Dutra, estiveram no IFMT São Vicente para participarem do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável Cerrado. Estes estudantes são moradores de assentamentos e comunidades rurais da Serra de São Vicente e entorno.

O objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido desde maio de 2023 com estes estudantes, é qualificar para mitigar ou diminuir as emissões de gás de efeito estufa e aumentar a renda de pequenos e médios produtores rurais do bioma Cerrado, por meio da produção de práticas sustentáveis e da adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono.

O Dia de Campo aconteceu nesta quinta-feira (07 de dezembro) com aproximadamente 40 alunos. O Campus São Vicente foi escolhido para esta ação por poder proporcionar aos participantes, além do espaço para a palestra, uma área experimental onde foram demonstradas algumas práticas abordadas anteriormente com os alunos.

“A gente traz essa visão e conscientização da agricultura e pecuária cada vez mais sustentáveis. E assim, por meio de palestras, de cursos, dias de campo, como a gente está tendo agora, popularização da agricultura nas escolas”, explica Edson Correia, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que desenvolve o projeto.

Dentre as principais ações do projeto estão assistência técnica e extensão rural; apoio a organizações socioprodutivas (OSPs); ações de capacitação e empoderamento; finanças Verdes; pesquisa e desenvolvimento. As tecnologias promovidas são a Integração de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

O Projeto Rural Sentável Cerrado, conforme explica Edson, “é de cooperação internacional, então é o Reino Unido quem patrocina. É realizado através de políticas públicas, tudo voltado para sustentabilidade, para o clima”.