O Centro de Referência de Jaciara, através da coordenação do curso Técnico em Meio Ambiente, realiza, nesta terça-feira (05 de julho), o sarau “Eu: moderno?”, um evento que contempla dança, poesia, música e também outras formas de arte como memes, fotografia e teatro.
Durante os anos de 2020 e 2021, os estudantes do IFMT precisaram modificar e adaptar suas rotinas de estudo para a modalidade remota, como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (COVID -19).
Por essa razão, vivências presenciais escolares diminuíram consideravelmente e o sarau “Eu: Moderno?” propõe aproximar os estudantes através da arte e literatura para celebrar a vida e a cultura brasileira.
Em um sarau, estudantes são protagonistas, escrevem e produzem sua literatura e arte em um processo de aprendizagem que transgride a sala de aula, conforme recomenda a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que considera fundamental a adoção de processos metodológicos que favoreçam e estimulem o protagonismo dos estudantes.
A realização do sarau também comemora o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, uma manifestação artístico-cultural, realizada em 1922, que colaborou para a consolidação de uma identidade brasileira que buscou em seu próprio território inspiração para uma renovação artística genuína.
Nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Literatura e Artes, bem como Sociologia e História, serão promovidas discussões e atividades relacionadas ao movimento literário Modernismo e à Semana de Arte Moderna.
O objetivo do concurso é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico no ambiente escolar. Além da produção literária em forma de poema, outras duas modalidades contemporâneas compõem este concurso: o gênero textual meme e a fotografia. A intenção é aliar o olhar artístico ao uso de novas tecnologias como celulares e aplicativos.
São responsáveis pelo evento os professores João Felipe, Marco Túlio, Marianna Mussatto, Roseildo da Cruz e Stéfane Luz.
Local: Centro de Referência de Jaciara
Dia: 05 de julho de 2022, às 16 horas