Servidores do IFMT São Vicente participaram, na manhã desta segunda-feira (14 de agosto), do projeto “Círculos de Construção de Paz”, uma ferramenta que é utilizada pela Justiça Restaurativa como um processo colaborativo e pacífico que visa solucionar conflitos e tensões sociais ocorridas junto à comunidade, resultantes de violências, crimes ou infrações.
O Círculo de Construção da Paz é uma forma diferente de conversar, estruturada com etapas a serem seguidas, através do diálogo sensível, seguro e acolhedor, que possibilita o autoconhecimento e um entendimento mútuo, criando e fortalecendo relacionamentos, bem como resolvendo problemas.
Esta ação faz parte das atividades do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), coordenado pela desembargadora Clarice Claudino.
Estiveram presentes sete representantes do TJMT, que conduziram as atividades com, aproximadamente 70 servidores, entre professores e técnicos administrativos.
A vinda da equipe foi uma iniciativa tanto da direção-geral quanto da Chefe do Departamento de Assistência ao Discente (DAD) do campus, após terem conhecimento do treinamento da ferramenta do Círculo da Paz através da propaganda em uma rádio.
“Entramos em contato e pedimos para que o Nugjur estivesse aqui para fazer a apresentação da ferramenta para a comunidade e podermos saber quem pode se interessar em ser facilitador em Círculos de Paz”, explica Livio.
O segundo passo será um curso de formação para facilitadores, que será realizado por aqueles que gostaram da ferramenta vivida hoje.
“Os professores que sentirem que tem perfil para ser facilitador, poderão se candidatar para fazer a primeira parte do curso que são de 20 horas presenciais, e depois passarão por um estágio de 3 círculos realizados. Na sequência, haverá uma segunda etapa, com 4 encontros on-line de 1h30 cada. Poderão participar do curso em torno de 4 estudantes por turma, para que eles também possam ser facilitadores de Círculos de Paz”, orientou Ana Teresa Pereira Luz, Instrutora e Facilitadora de Círculos de Construção de Paz.
Justiça Restaurativa
No âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso, o Programa de Justiça Restaurativa, através da realização de formação nas Comarcas do Estado, vem estabelecendo a prática dos Círculos de Construção da Paz. A ferramenta tem sido aplicada em escolas, em instituições públicas com CRAS e CREAS, no sistema prisional, no socioeducativo, no próprio Poder Judiciário, e em instituições não governamentais e privadas.
Além da busca pela construção da paz, os objetivos dos círculos dependem dos temas a serem abordados pela prática, considerando seus diversos tipos. Nos locais de trabalho, oferece metodologia eficaz para lidar com conflitos e chegar a consensos. Já com famílias, o Círculo pode trabalhar questões pontuais, buscando aprimorar os relacionamentos.