Os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMT Câmpus São Vicente Centro de Referência Campo Verde realizaram, no dia 14 de novembro, visitas técnicas a duas grandes empresas de tecnologia de Cuiabá: Ábaco Tecnologia de Informação e Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
O objetivo das visitas foi contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos alunos, apresentando o mercado de trabalho através das perspectivas de empresas dos setores público e privado.
A visita na Ábaco apresentou a perspectiva do setor privado em tecnologia da informação, começando com um café da manhã, seguido de uma atividade de alongamento ministrada pelo setor de Qualidade de Vida da empresa. Os alunos participaram de uma palestra de apresentação institucional e visitaram os setores da empresa. O encerrando foi com outra palestra, com o tema “Como e quão amplo é o nosso mercado de trabalho”, com o Analista de Sistemas Marcos Felipe.
No período da tarde, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a MTI em aula teórica e prática. Foram apresentadas palestras sobre: Atuação junto ao Governo; Visão de Ambiente de TI; Processo de Projetos e Desenvolvimento; Data Center; Infraestrutura e Redes e Atendimento aos clientes.
O diretor-presidente da Empresa, Paulo Borges, frisou que é uma honra colaborar para o amplo conhecimento dos alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). “A MTI está de portas abertas para realizar a integração com estudantes, e assim colaborar com o futuro profissional deles”, concluiu.
Após as palestras, os alunos participaram de sorteiros de livros, coffee break e conheceram cada setor da empresa, visualizando o trabalho de cada área da tecnologia de forma prática.
Para o professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Robson Keemps, responsável pela visita, é de extrema importância essa vivência prática dos estudantes.
“Agradecemos a MTI pelo apoio e oportunidade, que contribuiu imensamente para o crescimento pessoal e profissional dos alunos da IFMT. Realizamos nossas aulas em sala, de forma técnica, e hoje, ter o conhecimento prático é um grande apoio profissional para eles, pois ajuda a libertar ideias para vida profissional de cada um”, concluiu Robson Keemps.
Osvaldo Capelani, que é coordenador de TI em São Vicente e estudante de TADS, ressaltou o quanto a visita técnica mostra para o aluno uma nova perspectiva de trabalho. “Até então pensamos muito na iniciativa privada para atuação do que aprendemos, e não tínhamos um contato com o setor público. E na MTI tivemos uma experiência com o setor público com fins lucrativos, o que nos dá uma nova fonte de trabalho para engrenar futuramente”.
O estudante, Thiago da Silva Dias, 21 anos, contou que escolheu o curso por uma grande afinidade que despertou logo na infância, e no curso de TI encontrou a forma de desenvolver os seus dons na área da informática.
“Sempre tive o desejo de atuar no setor público, hoje trabalho como Técnico Administrativo Educacional no Estado, em Campo Verde, eu tinha essa perspectiva de futuro, e ter essa proximidade, saber como funciona, conhecer o organograma da MTI, foi muito interessante para abrir um leque de opções de trabalho”, disse.
Com informações da Assessoria de Imprensa MTI