Técnico em Zootecnia: novo curso do IFMT São Vicente é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio

Publicado por: Campus São Vicente / 17 de Novembro de 2023 às 17:28

Uma equipe do IFMT São Vicente apresentou à Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) de Cuiabá o novo curso Técnico em Zootecnia Subsequente ao Ensino Médio, que vai ser ofertado agora no início de 2024.

Este curso é destinado a estudantes que já concluíram o Ensino Médio e terá duração de apenas 01 ano. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino. Na instituição os alunos também terão direito a refeições e alojamento (moradia interna) gratuitos.

“Já temos um diálogo com a Prefeitura Municipal de Cuiabá desde o ano passado para a oferta deste novo curso porque ele está baseado em um estudo que foi feito sobre a zona rural do município, que identificou que a cadeia produtiva está mais ligada na produção de animais de pequeno porte”, destacou o diretor-geral do campus, Livio Wogel.

“O objetivo é qualificar e profissionalizar essa juventude da zona rural para que vejam na pequena propriedade uma oportunidade de trabalho e de renda para a família”, completa.

As inscrições para o curso Técnico em Zootecnia podem ser feitas de 22 de novembro a 10 de dezembro, e a seleção dos estudantes será através do histórico escolar. Estão sendo ofertadas 35 vagas.

>>> Inscreva-se através do nosso portal de seleção, clicando aqui.

No IFMT São Vicente, a maior escola agrícola do Brasil, o ensino é federal, de qualidade e totalmente gratuito. O estudante ainda poderá pleitear vagas no programa Jovem Aprendiz.

O início das aulas está previsto para acontecer no dia 1º de fevereiro de 2024.

Visto que a escola fica a 90km de Cuiabá, o campus agora está em vias de firmar um convênio com a Prefeitura com o objetivo de garantir transporte gratuito para estes alunos, com um ônibus trazendo-os na segunda-feira pela manhã e levando-os de volta na tarde de sexta-feira.

Sobre a profissão
O Técnico em Zootecnia desempenha um papel fundamental na promoção da eficiência e qualidade na produção animal. Com conhecimentos especializados em nutrição, manejo, reprodução e saúde animal, esses profissionais atuam como catalisadores para o sucesso das operações agropecuárias.

Seja otimizando a alimentação dos animais, melhorando as condições de abrigo, ou implementando estratégias de reprodução, o Técnico em Zootecnia é a peça-chave para a maximização da produção, garantindo animais saudáveis e produtos de alta qualidade.

Com sua expertise, contribuem para o bem-estar dos animais e o crescimento sustentável da indústria agropecuária, tornando-se parceiros essenciais na busca por um futuro mais promissor e produtivo no setor.