Tricampeões: Equipes de Confresa e Cáceres conquistam medalha de ouro no futebol e no handebol

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Setembro de 2016 às 12:30

Os Jogos dos Institutos Federais etapa Centro-Oeste - JIFCO 2016, que terminam nesta sexta-feira (16 de setembro), já fez duas equipes tricampeãs nesta manhã. Pela terceira vez os atletas de futebol do IFMT Confresa e também os da modalidade handebol masculino do IFMT Cáceres conquistaram a medalha de ouro.

O futebol de Confresa, representando o IFMT por terem sido campeão na etapa estadual, bateu a equipe IFMT Sede, em jogo realizado no Complexo Esportivo Dom Aquino.

>>> Veja galeria de fotos no Flickr

>>> Fotos da final do futebol IFMT Sede x IFMT

>>> Fotos da final do handebol IFMT x IFMS

“Nossa equipe de futebol de campo é tricampeã estadual e tricampeã regional. Agora estamos indo para o terceiro torneio nacional”, destacou o técnico da equipe de Confresa, professor Ivaldo, também conhecido por Tapera.

Sobre a possibilidade de conquista de medalha na etapa nacional, Tapera explica que “a gente sempre prepara a equipe para que chegue a uma final, a uma decisão. O título é uma consequência do trabalho, do resultado dos atletas dentro de campo. Também não podemos exagerar e achar que eles podem ganhar tudo”.

Parabenizando a organização dos jogos e também seus atletas, o professor acrescenta que, para o crescimento do aluno atleta, eles têm que ter, desde o início, o incentivo da instituição de ensino, dos professores e do treinador. “Se isso acontece, a gente tem uma qualidade de ensino com a qualidade de esporte”.

Outro time tricampeão, o handebol masculino de Cáceres garantiu a medalha dourada invicto, vencendo o último jogo, contra a equipe do IFMS, por 24 x 10.

Cáceres também é tricampeão das etapas estadual e regional. “Já participamos dos jogos nacionais em Foz do Iguaçu, em Natal e agora vamos participar em Brasília”, comemorou o professor Edson Rodrigues Coutinho, treinador da equipe.

Nacionalmente, a melhor colocação dos atletas que representam o IFMT no handebol foi o 5º lugar. Mas, conforme o professor, “devido à idade e à experiência de nossos atletas, agora acho que as coisas se igualaram. Creio que Mato Grosso, desta vez, vai brigar entre os 4 melhores do país”.

O time campeão de handebol está sendo reforçado com atletas de outros câmpus. Para a etapa regional, “já contamos com um atleta de Campo Novo e um de São Vicente, para o nacional já convidamos um do Octayde”, afirmou.

“Temos uma cobrança muito grande. O aluno tem que ter um bom desempenho tanto disciplinar quanto acadêmico para participar dos eventos. Se ele não se dedicar às suas notas, consequentemente ele ficará fora da equipe. Além de mostrar seu talento nas quadras, tem que mostrar seu talento nas salas de aula”, completou Coutinho, incentivando que mais alunos se empenhem e reforcem as equipes do IFMT.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais acontece em Brasília/DF no mês de outubro.

Sérgio Thompson – IFMT São Vicente