Curso Licenciatura em Ciências da Natureza - Jaciara

Denominação do curso: Licenciatura em Ciências da NaturezaLicenciatura em Ciências da Natureza

Título: Licenciado em Ciências da Natureza

Ingresso: Curso em processo de extinção.

Organização: Semestral

Turno: Noturno

Número de vagas disponibilizadas: 40 / semestre

Aspectos legais:
Autorização: Resolução do CONSUP/IFMT nº 08, de 16 de outubro de 2009, ratificada pela Resolução do CONSUP/IFMT, nº 39, de 24 de novembro de 2010.
Reconhecimento: Portaria MEC/SERES nº 469, de 12 de setembro de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 13 de setembro de 2016.

Tempo de duração: 7 semestres

Carga horária: 3.160 horas

Coordenação do curso:
Coordenador:
e-mail: coordenacaolcn@svc.ifmt.edu.br

Objetivos do curso: O Licenciado em Ciências da Natureza atuará no ensino fundamental na área de ciências da natureza, levando aos alunos uma abordagem interdisciplinar, o conhecimento sobre a história natural da Terra e do Universo, dentro de uma perspectiva de evolução dinâmica e histórica da Natureza ao longo do tempo. Esse conjunto de conhecimentos integrados de todas as Ciências da Natureza (Ciências da Terra, da Vida, Astronomia, Física e Química) é essencial para promover uma nova relação do ser humano com a natureza, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis em relação à ocupação do planeta e à utilização de seus diversos recursos.

O curso formará um educador suficientemente capaz para compreender a realidade social na qual se insere a escola em que atua, e apto a se adaptar às rápidas transformações da sociedade, como agente principal na formação dos alunos. Além disso, o licenciado em Ciências da Natureza estará preparado para estimular os alunos em sua curiosidade científica, incentivando-os à pesquisa e à reflexão ética perante a sociedade e a natureza. Na perspectiva de aproveitamento das potencialidades locais, nos fenômenos naturais, nas relações entre as atividades socioeconômicas e o mundo natural e na perspectiva da sustentabilidade.

O Licenciado em Ciências da Natureza estará preparado para orientar os alunos, por meio de atividades teóricas e práticas, a adquirirem um conhecimento integrado da natureza, uma vez que os conhecimentos das diversas disciplinas, normalmente segregadas, estarão conectados, dando maior sentido a cada uma delas. Esse caráter integrador será um grande diferencial na formação do graduando, que deverá melhorar o aproveitamento e a participação das escolas no ensino Ciências e suas habilitações.

Horários de aula: