Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Trigo, o IFMT Câmpus São Vicente Centro de Referência de Campo Verde realizou diversas pesquisas na cultura do Trigo Tropical (Sequeiro).
O resultado desta pesquisa em conjunto, realizada na safra agrícola 2016, foi publicada no Comunicado Técnico 369 da Embrapa. No IFMT, a responsável pela condução das pesquisas foi a professora Dra. Rita de Cassia Santos Goussain.
Em atendimento ao objeto do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o IFMT Câmpus São Vicente e a Embrapa Trigo (SAIC 21100.13/0200-6), foram realizadas atividades como :
- Pesquisa para avaliação de genótipos (linhagens e/ou cultivares) de trigo;
- Pesquisa visando o levantamento de insetos-praga e de seus inimigos naturais na cultura do trigo, bem como ações que visem determinar as perdas de produção de cultivares de trigo sob diferentes manejos químicos com inseticidas;
- Pesquisa para avaliação da eficiência do controle de brusone do trigo;
- Transferência de tecnologia, como integrante da rede coordenada pela Embrapa Trigo, na execução de atividades como dias de campo e outros eventos.
Dentre as atribuições da Embrapa Trigo no acordo estão a responsabilidade pelo preparo dos experimentos no que se refere à quantidade de sementes e ao planejamento dos mesmos, além das demais orientações para a condução, semeadura e tratos culturais dos ensaios; fornecimento de insumos específicos; acompanhamento da condução do ensaio por meio de visitas ao local, fornecimento de subsídios técnicos; participação na elaboração e autoria das eventuais publicações resultantes; entre outros.
Ao IFMT São Vicente coube ceder a área de aproximadamente um hectare, bem como máquinas e implementos agrícolas necessários para a realização dos ensaios; zelar pela integridade dos ensaios; entre outros.
Informações detalhadas sobre a pequisa podem ser acessadas clicando aqui.