1 - Procedimentos Iniciais para o Estágio
- Obter dados/informações da empresa concedente (consultar link com algumas empresas cadastradas na Coordenação de Estágio e Emprego) e preencher o formulário Cadastro de Empresa;
- Preencher o formulário Solicitação de Estágio;
- Solicitar uma Declaração da Coordenação de Curso evidenciando sua competência à realização do estágio curricular;
- Solicitar um Aceite de Orientação de Estagiário a um professor do IFMT Campus São Vicente e na área em que será desenvolvido o estágio para acompanhar e avaliar as atividades a serem executadas;
- Elaborar um Plano de Estágio em conjunto com o orientador e supervisor de estágio;
- Estudante com menos de 18 anos deve providenciar uma Autorização do Responsável Legal (quando exigido pela empresa) para a realização do estágio.
Estes documentos deverão ser entregues à Coordenação de Estágio e Emprego com antecedência mínima de 5 dias uteis à data de início do estágio.
2 – Formalização do Estágio
De posse dos documentos do item 1, descritos acima, a Coordenação de Estágio e Emprego providenciará:
- Elaboração do termo de convênio entre o IFMT Campus São Vicente e a empresa concedente do estágio;
- Elaboração do termo de compromisso de estágio entre a empresa concedente do estágio e o estagiário;
- O termo de convênio e o termo de compromisso de estágio, juntamente aos formulários de Autoavaliação do Estagiário e Avaliação do Desempenho do Estagiário, bem como o plano de estágio e Quadro Demonstrativo de Atividades, compõem a PASTA DE ESTÁGIO de cada estagiário.
O estudante não poderá, em qualquer hipótese, iniciar um estágio curricular obrigatório ou não obrigatório, sem a referida PASTA DE ESTÁGIO com todos os documentos que a compõem, devidamente assinados.
3 – Integralização das Atividades do Estágio
- A carga horária mínima necessária para a conclusão do estágio curricular obrigatório está definida no projeto pedagógico de cada curso;
- As atividades desenvolvidas durante o período de estágio devem ser registradas semanalmente no formulário quadro demonstrativo de atividades (que compõe a pasta de estágio), o qual deverá ser assinado pelo estagiário e supervisor de estágio;
- Ao atingir a carga horária desejada, o estagiário deverá conferir sua pasta de estágio junto ao orientador(a) do estágio e proceder com a elaboração do relatório de estágio (se for o caso);
- O relatório de estágio deverá ser redigido conforme as normas para o relatório de estágio desenvolvidas pelo IFMT Campus São Vicente: Normas para Relatório de Estágio Ensino Médio e Normas para Relatório de Estágio Ensino Superior.
4 – Solicitação de Defesa de Estágio (se for o caso)
Com a documentação devidamente assinada, o estagiário deverá procurar a Coordenação de Estágio e Emprego munido da pasta de estágio para a solicitação da defesa de estágio.
Para a solicitação de defesa de estágio, o estagiário e orientador deverão sugerir uma banca de avaliação e solicitar a defesa com antecedência mínima de 5 dias úteis, utilizando o formulário Solicitação de Defesa de Estágio Curricular.
A defesa de estágio deverá ocorrer em sessão pública, divulgada previamente.
A pasta de estágio somente será entregue à Coordenação de Estágio e Emprego, quando da solicitação de defesa de estágio (quando for o caso) ou quando da solicitação do nada consta para colação de grau.
5 – Solicitação de Nada Consta para Colação de Grau
A solicitação do nada consta para a colação de grau é de responsabilidade do estudante, e para isto, ele deve retirar o formulário no registro escolar.
A assinatura do nada consta para os estudantes dos cursos superiores, pela Coordenação de Estágio e Emprego, estará condicionada ao estudante entregar os documentos: relatório final de estágio encadernado em espiral e monografia em encadernação conforme o guia de orientações para monografia do IFMT Campus São Vicente.
A assinatura do nada consta para os estudantes dos cursos de ensino médio, pela Coordenação de Estágio e Emprego, estará condicionada ao estudante entregar o relatório final de estágio nas normas vigentes e encadernação em espiral.
A Coordenação de Estágio e Emprego cumpre as orientações que estão descritas nos projetos pedagógicos dos cursos. Algumas das condições aqui apresentadas são específicas de alguns cursos. Mais informações, consulte o projeto pedagógico do curso, disponível na página "Documentos - Fundamentação Legal".